Pesquisar notícia
terça,
09 ago 2022
PUB
Concelhos

Mação e Vila de Rei já têm hasteadas Bandeiras nas praias fluviais

21/06/2021 às 16:48
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Em Mação...

No sábado, dia 19 de junho, foi feito o hastear das Bandeiras com que foram distinguidas as Praias Fluviais de Cardigos e Carvoeiro.

A Praia Fluvial de Carvoeiro voltou a receber o galardão Bandeira Azul, uma distinção que lhe confere qualidade e excelência pelo 15.º ano consecutivo.

A Praia de Cardigos estreou-se este ano com o Galardão Qualidade de Ouro, que a Praia Fluvial de Carvoeiro acumula sendo distinguida há 11 anos.

Na Praia Fluvial de Carvoeiro, pelas condições de acesso e cadeira anfíbia para pessoas com mobilidade reduzida, foi ainda hasteada a Bandeira de Praia Acessível, Praia para Todos.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias e portos de recreio e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios. Os Critérios do Programa Bandeira Azul estão divididos em 4 grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços.

Para receber a classificação de praia com qualidade de ouro, a água balnear tem de respeitar vários critérios, o que torna este galardão muito rigoroso e importante.

Este é um motivo de orgulho para o nosso Município e o reconhecimento do trabalho que, ano após ano, é feito por muitas pessoas e entidades para que tudo esteja em conformidade, respeitando os rigorosos critérios exigidos pelas entidades competentes.

Recordamos que a época balnear em Mação teve início a 12 de junho e decorre até 12 de setembro 2021.

 

e em Vila de Rei

A Praia Fluvial do Bostelim recebeu oficialmente a sua sexta Bandeira Azul, hasteada na tarde de 17 de junho, numa cerimónia que contou com a presença do vereador do pelouro do Ambiente do Município de Vila de Rei, Jorge Tavares, e do presidente da Junta de Freguesia da Fundada, Manuel da Silva Mendes.

A Bandeira Azul é atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), numa distinção de excelência que, em 2021, foi atribuída a apenas 42 praias fluviais a nível nacional.

A atribuição da Bandeira Azul tem em conta diferenciados fatores, como a informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e de equipamentos ou a segurança e serviços.

No corrente ano, foram atribuídas 372 Bandeiras Azuis em território nacional, divididas em 330 praias costeiras e 42 praias fluviais.

O vereador do Pelouro do Ambiente, Jorge Tavares, afirmou que “a entrega da Bandeira Azul à Praia Fluvial do Bostelim é mais uma prova da qualidade das nossas zonas balneares que, nos últimos anos, têm recebido diversas e importantes distinções. Todas as praias do Concelho estão preparadas para continuar a receber os milhares de visitantes que todos os anos nos visitam. No ano de 2021, para além da atribuição da Bandeira Azul à Praia Fluvial do Bostelim, todas as nossas zonas balneares – Bostelim, Penedo Furado, Fernandaires, Pego das Cancelas e Zaboeira – foram distinguidas enquanto ‘Praias com Qualidade Ouro’, pela Quercus.”

Paralelamente, a Praia Fluvial do Bostelim recebeu igualmente, pelo quinto ano consecutivo, a Bandeira ‘Praia Acessível’, que pretende destacar as praias portuguesas que, assegurando boas condições de acessibilidade, viabilizam a sua utilização, com equidade, dignidade, segurança, conforto e a maior autonomia possível, a todas as pessoas, independentemente da sua idade, possíveis dificuldades de locomoção ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.

Em todo o distrito de Castelo Branco, são apenas duas as Praias que receberam a Bandeira Azul (Bostelim, em Vila de Rei, e Açude do Pinto, em Oleiros). No conjunto dos Municípios da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, são cinco as Praias galardoadas (juntamente com Aldeia do Mato, Fontes, Carvoeiro e Agroal).