Pesquisar notícia
segunda,
06 dez 2021
PUB
Sociedade

GEOTA entrega prémios "Guarda-Rios" ao proTEJO e "Guarda-Rios de Luto" à Fabrióleo

3/10/2021 às 12:56
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Arlindo Consolado Marques e o movimento proTEJO foram distinguidos pelo GEOTA com os prémios “Guarda-Rios” como reconhecimento da sua atividade em defesa das boas práticas ambientais. O galardão tem igualmente como objetivo a motivação e a responsabilidade do movimento na defesa dos rios da bacia do Tejo no sentido de promover a biodiversidade e a vida.

No caso do movimento ProTEJO, o galardão foi entregue em resultado das ações para “defender os rios e ribeiras da bacia do Tejo quanto à qualidade da água, à suficiência dos seus caudais e à existência de rios livres de barreiras artificiais que assegurem cada vez maior biodiversidade que permita a sustentabilidade da nossa Vida”.

Paulo Constantino, porta-voz do proTEJO, recebeu o Prémio das mãos de Catarina Miranda, a coordenadora do Projeto Rios Livres do GEOTA.

Já a Fabrióleo – Fábrica De Óleos Vegetais, S.A. recebeu o prémio “Guarda-Rios de Luto” por más práticas ambientais na ribeira da Boa Água e por não comparecer foi nomeado Arlindo Marques, o ativista conhecido como “Guardião do Tejo” para lhes fazer a entrega do prémio.

De salientar que o Arlindo Marques ainda está a ser alvo de processos judiciais por parte da Fabrioleo por difamação por denunciar estas más práticas agora premiadas e já foi alvo de um número significativo de outros processos judiciais desta empresa que simplesmente foram arquivados por desistência, indicando que estes processos visam apenas a intimidação e a indução de danos morais ao visado.

O GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente é uma Organização Não-Governamental de Ambiente (ONGA) de âmbito nacional, com estatuto de Utilidade Pública. Constituiu-se legalmente em 1986, mas a sua existência enquanto grupo de reflexão e educação na área do ambiente remonta a 1981.

O GEOTA tem como missão a defesa do ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável, segundo as vertentes da educação, da informação, da formação profissional, da reflexão e intervenção política, da cooperação para o desenvolvimento e da realização de ações para a resolução de problemas ambientais específicos.

Galeria de Imagens