Pesquisar notícia
quarta,
01 dez 2021
PUB
Sociedade

Deputados socialistas de Santarém querem agendamento da concretização da ligação entre o IC9 e a A1

1/04/2021 às 14:47
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Os deputados socialistas eleitos pelo círculo de Santarém recomendam ao Governo que fixe uma data para a concretização da ligação direta entre o IC9 e a A1, de acordo com o que está previsto no Plano Nacional de Investimentos.

Num projeto de resolução entregue na Assembleia da República, António Gameiro, Hugo Costa, Manuel Afonso, Mara Coelho lembram que "o Itinerário Complementar n.º 9 é uma via estruturante de ligação entre o Médio Tejo norte e a região do Oeste" que, "nos seus mais de 100 quilómetros de distância, liga importantes concelhos como Tomar, Ourém, Porto de Mós, Alcobaça e Nazaré", abrangendo uma população de mais de 182 mil habitantes.

Na exposição de motivos do diploma aponta-se que o IC9, sendo "um elo de ligação perpendicular entre a A8 e a A13", apesar de cruzar a A1, uma das autoestradas com maior tráfego do país, "falha ao não permitir uma ligação direta entre estas duas vias de comunicação", obrigando a um "desvio de trânsito pela cidade de Fátima, de cerca de 7 quilómetros no sentido sul, ou de 13 quilómetros, por Santa Catarina da Serra, no sentido norte".

Os parlamentares do PS recordam que a ligação direta entre a A1 e o IC9 está prevista no Plano Nacional de Investimentos 2030, considerando tratar-se de " um investimento estruturante já reconhecido pelo Governo e muito exigido pelos agentes económicos da região".

Para o deputado António Gameiro, "a conclusão da ligação do IC9 à A1 é crucial para a economia da região, nomeadamente para Fátima, que tem uma importância turística crucial".

Por essa razão, os parlamentares do PS consideram "relevante que seja urgentemente feita a calendarização deste investimento e a sua posterior concretização, por forma a melhorar a competitividade da região e a ligação mais célere ao principal eixo Norte-Sul do país".

Nesse sentido, recomendam ao Governo "a calendarização e concretização da ligação entre o IC9 e a A1 tal como previsto no Plano Nacional de Investimentos".

Palavras chave:
PS deputados IC9