Pesquisar notícia
quinta,
25 abr 2024
PUB
SUEDE

Novo álbum já está disponível desde 16 de Setembro

18/09/2022 às 18:12
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

“O novo álbum dos Suede Autofiction – já está disponível, em formato físico e nas plataformas digitais. 

Para celebrar este lançamento, os Suede iniciaram uma digressão Autofiction.

O novo álbum, que inclui She StillLeads Me On e 15 Again, está já a receber elogios da crítica. Autofiction foi anunciado como "melhor álbum da banda em décadas" (Uncut), "excelente" (The Times), "vital" (DIY Magazine) e "descontroladamente viciante" (Classic Pop). A MOJO descreveu Autofiction da seguinte forma: "tão comovente, a ferocidade punk protegendo um núcleo profundamente vulnerável", a Record Collector defendeu a "revitalização" e a NME confirmou: "esta é uma banda com desejo pela vida".

O objetivo dos Suede era criar um álbum que capturasse o poder e a energia únicos que existem entre a banda e seu público nos concertos. Um tema que ressoou desde o dia em que anunciaram Autofiction, foi a faixa de abertura She Still Leads Me On ao vivo no palco numa apresentação surpresa em Bruxelas que foi transmitida ao vivo para os fãs.

Após os concertos de lançamento de Autofiction durante a próxima semana, em novembro, os Suede regressam aos EUA, pela primeira vez, desde 2011, para uma digressão com os Manic Street Preachers.

O regresso dos Suede aos palcos continua com uma digressão pelo Reino Unido até março de 2023, apresentando clássicos, sucessos e faixas de Autofiction. Tem início no Bath's Forum a 3 de março e termina na O2 Academy Brixton, em Londres, a 25 de março, 30 anos depois depois de terem feito a icónica apresentação no mesmo local em maio de 1993. As datas e os bilhetes podem ser consultados AQUI.


Autofiction é um álbum em que a banda regressa às origens, num movimento que relembra os dias da sua formação. Brett Anderson, Mat Osman, Simon Gilbert, Richard Oakes e Neil Codling gravaram o álbum nos estúdios Konk no norte de Londres com Ed Buller, colaborador de longa data. Ed colaborou com a banda na produção do seu single de estreia The Drowners, gravado há 30 anos.

“Este álbum tem uma frescura natural, é onde queremos estar”, refere Brett Anderson. E onde os Suede querem estar é, de certa forma, o mesmo lugar que estavam quando começaram há 30 anos – um grupo de rapazes que têm a sensação genuína de criar música juntos numa sala".

Num movimento que relembra os dias da sua formação, o processo de escrita mostra como os os Suede se tornaram numa nova banda – foram para um estúdio na deserta Kings Cross, transportaram e montaram o seu próprio equipamento e começaram a tocar. Mais tarde, gravaram nos nos estúdios Konk no norte de Londres com Ed Buller, colaborador de longa data. Ed colaborou com a banda na produção do seu single de estreia The Drowners, que celebra o 30.º aniversário este mês. 

Os Suede lançaram recentemente uma peça complementar para o novo álbum com a primeira produção de uma curta-metragem, Autofiction: A Short Film. Realizada por Katie Lambert (MrMr Films) e criada em colaboração com os Suede, explora as complexidades da memória, a verdade, a comunicação e a ansiedade nas relações humanas. Temas que estão na base do novo álbum, que, como o próprio título sugere, é um dos discos mais pessoais de Brett Anderson até agora.

Nos meses de Setembro e Outubro, os Suede apresentam ainda Autofiction, na Europa, uma série de concertos intimistas. Uma oportunidade de ver a banda ao vivo, incluindo duas noites no London’s Electric Ballroom, cujos bilhetes esgotaram em 20 segundos. Vão ainda apresentar o álbum na integra com atuações numa série de espaços em toda a Europa. Na próxima semana seguem-se atuações e sessões de autógrafos em lojas no Reino Unido. Consultar AQUI todas as datas e locais onde vão marcar presença:

Março 2023 Digressão de concertos
3 The Forum, Bath
4 UEA, Norwich
6 G Live, Guildford
7 Corn Exchange, Cambridge
9 Albert Hall, Manchester
10 Rock City, Nottingham
11 O2 Academy, Sheffield
13 Music Hall, Aberdeen
14 O2 Academy, Glasgow
15 Barbican, York
17 O2 City Hall, Newcastle
18 Philharmonic Hall, Liverpool
20 Dome, Brighton
21 Symphony Hall, Birmingham
22 St David's Hall, Cardiff
24 O2 Guildhall, Southampton
25 O2 Academy Brixton, London

Palavras chave:
SUEDE