Pesquisar notícia
quarta,
20 out 2021
PUB
Música

GONÇALO SERRAS e a lenda de Jonas e a Baleia sexta-feira 8 de Outubro às 10h00 na Antena Livre

6/10/2021 às 12:54
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Como se pode adivinhar pelo nome, é uma referência histórica à lenda de Jonas e a Baleia. Jonas seguia num navio em alto mar, quando é acusado pela tripulação de ser a causa de uma fortíssima tempestade. Jonas aceita a culpa, e é atirado borda fora. Mas é quando se debatia já nas fortes vagas, prestes a morrer, que é engolido por uma baleia, no estômago da qual passa três dias e três noites, até ser expelido numa praia deserta.

Apesar da referência bíblica, o álbum procura apenas traduzir, através do conceito da Baleia e de Jonas, como a música é um veículo de salvação, emocional, espiritual e mesmo física. Simbolicamente falando, a Baleia representa também todo o mistério do fundo do mar, das profundezas espirituais, donde terá surgido a inspiração para este trabalho, depois de uma longa ausência do compositor.

A baleia representa também o regresso a casa, ao Entroncamento, depois de uma vida intensa em Lisboa, regresso esse feliz já que Fritz Kahn foi recebido como filho pródigo. O álbum reflete as profundas mudanças na vida do compositor, estando distante na sonoridade das suas primeiras canções, sendo que a inocência dos primeiros temas foi substituída por um som mais maduro, melancólico e sentido, assumindo por vezes formas épicas graças às excelentes orquestrações de Tiago Machado.

Gonçalo Serras, estará na "Edição da Manhã" da Antena Livre na sexta-feira, 8 de outubro com o Paulo Delgado, para uma conversa onde, entre outras coisas, nos virá contar tudo sobre o projecto "Fritz Khan & The Miracles".

A não perder, depois das noticias das 10h00!

96.7 FM | online: www.antenalivre.pt