Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
1

Sardoal: Cães & Livros na Biblioteca Municipal para ajudar crianças a ler

26/01/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Agrupamento de Escolas de Sardoal, em parceria com o Município, aderiu ao programa R.E.A.D. (Reading Education Assistance Dogs), que pretende desenvolver as competências de leitura e as capacidades de comunicação dos alunos, através do apoio de cães especializados.

Segundo a informação disponível no site do Município, o programa é coordenado pela Biblioteca Municipal, decorrendo duas vezes por mês, até junho, e destina-se a alunos com dificuldades de leitura e de aprendizagem. As atividades são dinamizadas por uma equipa de especialistas da Cães&Livros – R.E.A.D Portugal, associação portuguesa representante oficial do programa Reading Education Assistance Dogs.

Em julho de 2015, o programa R.E.A.D. chegou a Portugal através da Cães&Livros. A única entidade autorizada pela ITA (Intermountain Therapy Animals) a desenvolver o programa em Portugal.

A ITA é uma organização sem fins lucrativos especializada em terapia assistida com animais. Em 1999, lançou o R.E.A.D., o primeiro programa que, com a ajuda de cães, ajuda crianças a desenvolver as suas capacidades de leitura, principalmente a ler em público. A prática passa, por exemplo, por pedir às crianças que leiam em voz alta para os cães que são bons ouvintes e não causam stress.

O programa conta atualmente com quase 6000 equipas que estão presentes em 21 países, como África do Sul, Alemanha, Bósnia, Canadá, Cazaquistão, Chile, Colômbia, Croácia, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, Islândia, Itália, México, Noruega, País de Gales, Portugal, Reino Unido, República Popular da China e Suécia, lê-se.