Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
Abrantes

Alunos do secundário receberam prémios de mérito do Município e Tejo Energia

26/09/2022 às 18:20
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Câmara Municipal de Abrantes e a Tejo Energia entregaram na sexta-feira, 23 de setembro, os prémios de mérito aos melhores alunos do secundário no ano letivo 2021/2022 dos Agrupamentos de Escolas Nº 1 e Nº 2 de Abrantes e da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA).

Os Prémios de Mérito pretendem ser um incentivo ao mérito escolar dos alunos e resultam de um protocolo de colaboração estabelecido em 2012 entre o Município de Abrantes, a Tejo Energia e as Escolas Dr. Solano de Abreu, Dr. Manuel Fernandes e EPDRA.

A cerimónia teve lugar na EPDRA, em Mouriscas, e a diretora da escola deu as boas-vindas a todos. Marly Serras afirmou que “a atribuição destes prémios constitui-se como um estímulo e, simultaneamente uma responsabilidade para toda a comunidade educativa (...) porque exige que estejamos comprometidos com o objetivo de criar uma cultura de que o esforço vale a pena. Que a procura da excelência é árdua mas tem um fim: o reconhecimento que é devido”.

A diretora da EPDRA relembrou os alunos que “ser bom aluno e bom profissional, implica, para além do saber e do saber fazer, o saber ser e o saber estar. E isso implica a atenção permanente nos valores fundamentais da formação humana”.

Em representação da Tejo Energia, parceira do Município na atribuição dos Prémios de Mérito, falou Dulce Franco. A responsável começou por felicitar os alunos distinguidos, “mas também todos os outros que este ano letivo também tiveram sucesso e que, face aos critérios”, não foram premiados. No entanto, disse acreditar “que tenha havido bastantes a atingir os seus objetivos”.

Ao dirigir-se aos alunos, Dulce Franco apelou a que “procurem sempre aquilo que são os vossos desejos e objetivos, não esquecendo que o esforço é vosso mas que à vossa volta há um conjunto de pessoas que vos apoiam e onde vocês também vão buscar forças para irem ao encontro daquilo que precisam”.

Desejou muita força para o futuro e “que não percam de vista aquilo que querem atingir. Com certeza que com todo o esforço, vão lá chegar. É preciso acreditar”.

Já o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, agradeceu à comunidade educativa e parceiros por ajudarem a premiar o esforço dos alunos.

“Os jovens que hoje aqui premiamos tiveram desempenhos escolares extraordinários. Das artes do espetáculo às ciências, passando pelas tecnologias, pelos sistemas informáticos ou ensino profissional... esta diversidade demonstra que temos jovens preparados para enfrentarem o futuro nas mais diversas áreas profissionais”, afirmou o autarca.

Manuel Jorge Valamatos relembrou ainda o que estes jovens tiveram que passar em tempos de pandemia. Disse não esquecer “o que a vossa geração sofreu muito com os efeitos da pandemia histórica, que colocou desafios muito complexos à nossa comunidade escolar. A dedicação, compromisso, resiliência que demonstraram - e estou certo que replicarão durante as vossas vidas - é um mérito inegável que, com orgulho, hoje vos reconhecemos”.

O presidente do Município deixou ainda uma palavra de reconhecimento às famílias e aos professores “por terem estado sempre ao vosso lado nesta caminhada”.

Foram este premiados pelo Mérito dos resultados escolares: Murilo Oliveira, aluno do Curso de Artes do Espetáculo da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes; Bárbara Damásio, aluna do ensino regular na área de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes; Ana Maria Felício, aluna do ensino regular na área de Ciências e Tecnologias, da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu; Filipe Silvestre, aluno do curso profissional de Técnico de Gestão e Sistemas Informáticos, da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu; Eduarda Silva, aluna da EPDRA.

A Câmara Municipal de Abrantes e a Tejo Energia asseguram anualmente a parte financeira correspondente aos prémios - 1.250 euros para cada aluno -, sendo que as escolas envolvidas desenvolvem o processo de seleção dos alunos, onde o critério é a obtenção da melhor média.