Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
Constância

Constância: CICO comemora Dia Mundial da Música

20/09/2021 às 14:54
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Numa organização da CICO - Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão, comemora-se em Constância e Montalvo o Dia Mundial da Música (primeiro dia do mês de Outubro) com um concerto de Carrilhão e outro pelos TINTINNABVLVM.

A 2 de Outubro, às 17h00, no Jardim-Horto de Camões em Constância, os TINTINNABVLVM apresentam um recital de música medieval e renascentista que inclui a declamação de poemas sefarditas e de Luíz Vaz de Camões.

A 3 de Outubro, às 16h00, no Jardim Dr. Luís Soares, em Montalvo, a carrilhanista Ana Elias e as suas alunas, Matilde Esteves, Sofia Pereira e Carolina Vélo, apresentam um programa preenchido com peças a duas e quatro mãos no Carrilhão LVSITANVS.

Com este evento, pretende-se despertar a atenção dos melómanos em geral e dos entusiastas do carrilhão para as peculiaridades de Constância e para a capacidade que esta possui de se afirmar como um local estratégico na valorização do carrilhão e também da música medieval e renascentista.

Recorde-se que Constância possui o maior e mais pesado carrilhão itinerante o mundo, o Carrilhão LVSITANVS, relativamente ao qual se têm proferido excelentes opiniões tanto pela sua estética como pela sua conceção e sonoridade. Este instrumento que faz as delícias de quem o ouve, vai despertando também, e em simultâneo, expectativas e desejos de novas experiências na área da musicalidade. Assim se têm realizado múltiplos concertos por várias regiões do nosso país e do estrangeiro dando a conhecer a todos mais uma das distinções de Constância.

TINTINNABVLVM® é um grupo de música Neo-Medieval e Neo-Renascentista integrado por professores, alunos e ex-alunos da Escola de Música da CICO, que tem dedicado a sua atenção à música medieval, renascentista e tradicional da região de Constância, integrando também a declamação musicada de poemas sefarditas, renascentistas e de autores portugueses ligados à Vila Poema, tais como Luíz Vaz de Camões e Alexandre O'Neill.