Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Covid

Vila de Rei: Concelho tem 27 casos ativos de Covid-19 e cancela Feira Anual

6/01/2022 às 09:51
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A equipa de Proteção Civil de Vila de Rei fez, ao dia de ontem, 5 de janeiro, um ponto de situação do alastrar da pandemia no concelho, atualmente com 27 casos positivos ativos.

A juntar aos casos positivos, encontram-se atualmente 18 pessoas em vigilância ativa/isolamento. Desde o início da pandemia, o concelho de Vila de Rei conta com 219 casos positivos acumulados, 182 recuperados e 10 óbitos.

A nível da vacinação contra a Covid-19, o Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Sul (ACESPIS), da qual fazem parte os concelhos de Vila de Rei, Sertã, Oleiros e Proença-a-Nova, é o Agrupamento com melhor cobertura vacinal da região centro. O concelho de Vila de Rei tem, de momento, 91,4% da população vacinada com a 1º dose da vacina, 85,2% com duas doses da vacina e 52,4% já vacinados com a dose de reforço/3ª dose.

A delegada de Saúde do ACES do Pinhal Interior Sul, Maria Manuela Vaz, que marcou presença na reunião da equipa de Proteção Civil Municipal de Vila de Rei, a 4 de janeiro, afirma que “o aumento de casos ativos de Covid-19 em Vila de Rei está a ser devidamente acompanhado, bem como os últimos contactos das pessoas infetadas, de forma a colocar em isolamento profilático todas as pessoas que estiveram em contacto com a doença. É necessário que as pessoas cumpram as devidas recomendações por parte da DGS para segurança de todos.”

Ricardo Aires, presidente da Autarquia vilarregense, realça que “estão a ser tomadas todas as devidas medidas para evitar a propagação do vírus na comunidade. Para isso, contudo, é necessário o apoio e ajuda de toda a população: reduza os contactos e mantenha a devida distância de segurança. É importante também usar a máscara e desinfetar as mãos sempre que possível, mantendo igualmente todos os cuidados de etiqueta respiratória. Vamos, todos juntos, evitar que o vírus se continue a disseminar para ultrapassarmos esta difícil conjuntura.”

O Município de Vila de Rei vem ainda apelar para que, no caso da realização de autotestes com resultado positivo, as pessoas permaneçam em isolamento em casa até conseguirem contactar com a Linha de Saúde 24. Devido ao aumento de casos a nível nacional, esta linha poderá estar sobrecarregada mas é de extrema importância que as pessoas cumpram estas diretrizes da Autoridade de Saúde.

Durante o período de isolamento, os casos ativos devem permanecer em casa (sempre que possível numa divisão de uso exclusivo e sem contacto com os coabitantes), não devem receber visitas e não devem partilhar objetos (cama, lençóis, cobertores, toalhas ou outros utensílios).

A Autarquia vilarregense aproveita ainda para relembrar que disponibiliza apoio psicológico e social a todas as pessoas que necessitem deste serviço. Para mais informações deverão contactar o número 912 514 347. A equipa do CLDS 4G de Vila de Rei poderá ainda prestar apoio através da entrega de medicamentos, alimentos e outros produtos básicos essenciais a pessoas infetadas com a Covid-19 ou em isolamento. Informações adicionais podem ser obtidas através do número 274 898 397.

O Município tem também em funcionamento a Linha de Apoio ao Empresário, que presta todos os esclarecimentos essenciais aos empresários, administradores e proprietários de espaços comerciais. Poderão contactar o Gabinete de Dinamização da Atividade Económica – 938 701 485 ou o CLDS 4G de Vila de Rei – 966 039 780.

Face a este aumento do número de casos, a equipa de Proteção Civil Municipal decidiu ainda, para segurança de todos os intervenientes, a não realização da Feira Anual agendada para o dia 23 de janeiro.